segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

              Macro tendência ou Fast fashion?!
                                                                     Escrito por Elise Stahlke

A tendência dita a moda, a moda por sua vez lança seus produtos, e você consumidor as compra... Afinal de contas, devo seguir!?
Esta é uma pergunta que vem sendo feita por muitos consumidores... Tudo o que a moda lança, devo levar a risca!?
Com a crise econômica que vem assolando o mundo, as pessoas tem optado em seguir os movimentos da macro tendência, que mantêm a moda por mais tempo, modificando pouca coisa, sendo assim, você pode usar aquela sua linda roupa por mais de uma estação que você não irá estar fora dos padrões.
Lembra daquela calça jeans corte reto e daquela regata branca!? Você sabia que este look era usado por operários, e que virou febre quando foi usada pelos astros Marlon Brando e James Dean, motivando os jovens a aderirem essa moda!? E aquele famoso vestidinho preto que combina pra tudo! Foi a Coco Chanel quem lançou essa peça em 1926, e é usada até os dias de hoje!
E assim como muitas outras peças que são usadas por tantos anos e que nunca saem da moda, pode mudar o corte, alguns detalhes, mas sempre estão lá!
Diferente do fast fashion, que modifica seus conceitos em questão de 15 dias, sendo influenciada principalmente pela mídia, como as novelas que a televisão apresenta, o cinema, jornais, etc., resultando em um consumismo absurdo, conhecida também como moda de massa, pois atinge em sua maioria as classes B e C. São produtos que são lançados com muita rapidez e assim como também caem de moda num ritmo acelerado, fazendo com que seus consumidores tenham que adquirir os novos lançamentos se quiserem manter-se atualizados.
Nisso podemos ver quão rápido houve mudanças, da plataforma para a rasteirinha indiana, meias coloridas, calças manchadas, estampas variadas, saias indianas...
O problema é que com as mudanças tão radicais no fast fashion, resulta em um acumulo de roupas, que muitas vezes não são reaproveitadas, sendo então “jogadas” no lixo, poluindo o meio ambiente.
Com tantas ofertas de peças variadas, o melhor é optarmos pelo minimalismo, que sugere que quanto menos coisas forem usadas para compor o look, melhor fica! E quem segue o movimento da macro tendência, fica fácil seguir o minimalismo, além de não poluir o meio ambiente se “livrando” das peças que já caíram da moda, você faz uma enorme economia.

Opte por comprar peças “coringas”, ou seja, aquelas que podem ser combinadas com outras peças.
E agora?! Como variar estilos com a mesma peça de roupa!?
A resposta está nos acessórios! Assim você pode modificar os looks usando cintos, sapatos, colares, laços, lenços, bolsas variadas, e o que a sua criatividade permitir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário